Data Analytics Leadership

Seja uma liderança data-driven. Defenda com confiança decisões críticas de negócio com base em análise de dados e compartilhe insights usando dashboards e recursos de visualização encantadores.

Part-Time Local à definir
10/09 a 15/10, 2019 Ter e Qui, das 19h às 22h00
10 PARCELAS DE R$672
Investimento total
de R$ 6.720,00

Uma combinação explosiva de digitalização, acessibilidade móvel e poder computacional sem precedentes tornou o conhecimento sobre análise de dados um dos maiores diferenciais de líderes na economia digital

Do marketing digital ao gerenciamento de produtos e operações de vendas, cada vez mais carreiras priorizam as habilidades de análise de dados – mesmo que “dados” ou “analista” não estejam em seus títulos oficiais. Essas habilidades também são um caminho para cargos de alto nível em algumas das empresas de tecnologia mais inovadoras da atualidade.

 

Nesta formação intensiva part-time, as 30 pessoas selecionadas irão aprender a:

Mapear o panorama completo das competências e tecnologias que envolvem ciência e análise de dados
Entenda e discuta as possibilidades, desafios e oportunidades que a competência de análise de dados permite dentro do ambiente de negócios. Descreva os papéis e as responsabilidades de quem atua com dados e as diferenças de cientistas, engenheiros e analistas de dados - e como cada perfil é importante para o seu time.
Gerar insights para solucionar problemas de negócios com exploração de dados
Aprenda a utilizar análise de dados para identificar com clareza os desafios de negócio - do marketing a vendas, de operações a financeiro - e mapear as iniciativas e oportunidades para solucioná-los. Identifique a qualidade dos dados disponíveis, realize análises em ferramentas robustas com Tableau ou Power BI e faça correlações e design entre dados, estatísticas e desafios do negócio para construir análises mais aprofundadas.
Identificar oportunidades de negócio com análises visuais e exploratórias dos dados
Ajude times a tomarem decisões a partir de análise de dados. Mapeie os elementos da narrativa e comunique, usando técnicas de storytelling (contação de histórias) com uso de dados (data storytelling) para apresentar a stakeholders e tomadores de decisão.

Próximas turmas

Bootcamp Part-Time Dedicação intensiva, conciliável com jornada de trabalho

Local à Definir

10/09 a 15/10, 2019

Terças e Quintas, das 19h às 22h | Alguns sábados: 9h30 às 17h30

Experts & convidados

Wilson Tayar, partner e cto da Tera

Profissionais destas e outras empresas ajudaram a construir esse programa

Tudo o que você ganha ao entrar para a tera

Trabalhe em projetos reais E aplique imediatamente suas novas habilidades
Aumente seu network Com nossa rede de experts e empresas parceiras
Acesse conteúdos digitais Antes, durante e após o bootcamp

Uma prévia do Bootcamp

Introdução e visão geral sobre análise de dados

  • Estatística voltada à análise de dados em negócios
  • Potencial e uso dos programas de planilhas (Excel, Google Sheets) para análise de dados
  • Utilização de banco de dados SQL: Estrutura e consulta básica
  • Resolução de problemas pela perspectiva do ser humano: Human Centered Solution

Panorama sobre dados, big data e papéis de profissionais da área

  • Do Big Data (dados não estruturados) aos dados estruturados: arquitetura, modelagem, ciência à análise de dados
  • Relacionamento entre cientistas de dados, engenheiros de dados e analistas de dados
  • Governança, ética e legislação sobre dados
  • Viés cognitivo e vieses que influenciam em estudos sobre dados
  • Experimento rápido de análise de dados: Análise utilizando dados de um segmento (ex.: varejo, saúde, serviços)

Estudo de caso: Análise de dados em planilhas

  • Aprofundamento no problema do negócio e mapeamento dos dados disponíveis
  • Construção de hipóteses, estruturação e limpeza dos dados
  • Preparação dos dados com o processo de ETL (extract, transform, load)
  • Correlação entre dados, análises iniciais e agregação de mais dados
  • Utilização de banco de dados SQL: Consultas mais avançadas para correlação de dados

Ferramentas de análise de dados: Fundamentos à apresentação dos insights para tomada de decisão

  • Fundamentos das ferramentas de análises de dados
  • Visão geral sobre manipulação de dados não estruturados em ferramentas
  • O processo de ETL para uso dos dados em ferramentas
  • Agregação de dados de múltiplas fontes em ferramentas
  • Exemplos práticos de análise de dados com uso de estatística (análise inferencial, descritiva, preditiva e prescritiva) e o potencial da programação para análise de dados em grandes volumes.

Data Storytelling e demoday

  • Entendimento do problema, construção da narrativa, protótipo da história usando dados
  • Estruturando o resultado do estudo e técnicas de apresentação (ex.: dashboard/relatório).
Baixe a programação

Dúvidas comuns sobre este bootcamp

Os dados agora são parte integrante de todos os negócios. Isso significa que todas as empresas precisam aprender a aproveitar os dados para tomar decisões críticas de negócios, e tem se tornado um requisito para todos os profissionais que atuam na empresa saberem como analisar dados. Neste curso, você aprenderá como usar grandes quantidades de dados para ajudar sua empresa a tomar decisões críticas – que podem influenciar diretamente a estratégia.

Você aprenderá a usar grandes quantidades de dados e fazer análises para tomar decisões de negócios. Usando o Excel, Sheets e SQL, aprenda a coletar, limpar e analisar dados de várias fontes, integrando em um banco de dados relacional. Além disso, você aprenderá a utilizar softwares de data analytics para criar dashboards e relatórios que darão vida para suas análises. Neste curso, você irá praticar com conjuntos de dados do mundo real e problemas para contextualizar como a análise se encaixa no mundo dos negócios.

Para cursar Data Analytics da Tera, você precisa ter paixão por dados e afinidade sobre negócios. O bootcamp exige uma visão ampla sobre como dados, métricas e indicadores se correlacionam entre si e como ajudam a resolver problemas e a levantar oportunidades de negócios. Como as análises envolvem manipulação de planilhas e dados, você precisa ter familiaridade e habilidade com programas como Excel, Google Sheets, Pages ou similares, fazendo cálculos e algumas funções matemáticas.

A maioria das ferramentas tem versões em português e inglês, porém nem sempre todos os materiais e as ferramentas do bootcamp estão disponíveis em português. A leitura e compreensão de inglês em nível intermediário ajudarão a avançar mais rápido nos aprendizados.

Em alguns módulos do curso, iremos abordar análises estatísticas que podem contribuir para que as visões tenham maior profundidade. Por exemplo, vamos supor que você queira fazer uma análise sobre o que aconteceu historicamente na performance de vendas de uma empresa, você pode analisar de forma gráfica e visual, mas também implementar fórmulas estatísticas que trazem outras visões gráficas mais amplas sobre os dados. Então, conhecer sobre estatística é desejável.

Diferentemente de Data Science, quem estuda Data Analytics pode realizar análise de dados com pouca ou nenhuma competência em programação e aprender como aplicar habilidades analíticas para resolver problemas do mundo real.

Em Data Science, estudantes vão trabalhar com grandes volumes de dados estruturados e não estruturados, precisam ter experiência com uma linguagem de programação e conhecimento em estatística, antes de fazer o bootcamp. Ao final do bootcamp, quem estudou Data Analytics adquire habilidades importantes para atuar em qualquer área do negócio. Com Ciência de Dados a habilidade é mais específica para quem atua diretamente com modelagem de dados, aprendizado de máquina e programação.

Teremos algumas aulas e encontros que acontecerão não presenciais, ou seja, você poderá participar de onde estiver, desde que tenha um dispositivo com câmera, imagem e som (celular, tablet ou computador) que suporte o uso do Google Hangouts (https://hangouts.google.com/). Essa ferramenta do Google é acessível via aplicativo no celular e tablet ou navegador no computador (para este caso, sugerimos que tenha fone e microfone conectado no computador). São encontros de 1 hora de duração, em média, que acontecem ao vivo com data e horário marcados com a participação de experts e facilitadores que irão conduzir o encontro e estudantes da sua turma para troca e conversas.

Além desses encontros, você terá acesso a nossa plataforma de aprendizado LXS (Learning Experience System) com uma série de conteúdos que podem ser estudados pela vida toda, antes, durante e depois do bootcamp.

Sim, será necessário que estudantes tragam seu próprio computador, com sistema operacional MacOS, Linux ou Windows, navegadores tradicionais (Chrome, Firefox, Opera, Safari) e programas de manipulação de planilhas, de preferência Microsoft Excel ou Google Sheets (que é acessível pelo próprio navegador). As configurações mínimas são Intel Dual Core ou AMD Dual Core, 2GB de memória RAM, 2GB de memória HD com placa de áudio e vídeo, que suportam a instalação de versões recentes do Excel (2016+) para suportar a instalação de softwares como Tableau, PowerBI ou navegadores com versões 2018 em diante para suportar o Google Sheets, Google Hangouts e Qlik Sense Cloud. Entendemos que existem outras opções de manipuladores de planilhas e dados, porém utilizaremos algumas das ferramentas citadas anteriormente nos exercícios em sala de aula.

São 3 projetos que iniciam dentro de sala: no primeiro módulo tem um experimento rápido de análise de um caso de varejo ou serviços; no segundo módulo um estudo de caso completo, utilizando ferramentas de planilhas; e no terceiro módulo um estudo de caso mais robusto, utilizando ferramentas de análises de dados. Esses projetos iniciam dentro de sala de aula, mas podem ter práticas e estudos que extrapolam o momento presencial. Além disso, cada estudante pode trazer um desafio que possui com dados na empresa que atua e pode desenvolver um projeto fora da sala de aula, enquanto estuda na Tera, para apresentar no Demoday, último dia de aula, para receber feedback de especialistas da área e coletar insights importantes para a carreira.

Quer saber mais?
Fale com um dos nossos consultores

 

Ligue:
(55) 11 4118-2915