quatro alunos sentados em volta de uma mesa mexendo em um papel em branco

Multiplicando resultados: como a Zup passou por uma transformação

Depois de realizar um bootcamp na Tera, a Zup passou por uma transformação e a criação de uma nova área na empresa. Conheça essa história

Views: 951

Kaique PaesWritten by:

Quando Caio Jardim, hoje Diretor de Projetos de Growth Hacking da Zup, se inscreveu para o Bootcamp de Digital Marketing & Growth da Tera ele não podia imaginar todo o impacto que viria para a sua vida profissional.
A transformação foi intensa tanto para o time como para a Zup, com repercussões que ainda estão sendo vivenciadas por todos. Imagine alguém que entra em um curso buscando ampliar conhecimentos e acaba criando uma nova área de negócios na empresa!

O que é a ZUP?

A Zup é uma empresa de tecnologia e inovação, com escritórios em Uberlândia, São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, São José do Rio Preto, Joinville e Lisboa, que cresceu 30 vezes nos últimos 5 anos. Atua como consultoria para a transformação digital e desenvolve softwares aceleradores dos serviços prestados. Ou seja, precisa ter uma equipe em constante aprendizado para acompanhar o ritmo das mudanças e incorporar novas práticas que beneficiem seus clientes.

O desafio do time

Com um time predominantemente técnico, em sua maioria formado por desenvolvedores, era natural que as pessoas não estivessem tão conectadas com as áreas de marketing e produto e das métricas de negócio. Ou seja, por prestar serviços muito técnicos, faltava ao time a necessária visibilidade para o crescimento do negócio do cliente. Com o Growth Hacking a consultoria poderia criar um modelo de negócio que fosse mais estratégico entre Marketing e Produto, focando em um processo mais ágil de conectar tecnologia com a melhor experiência para o usuário.

Nasce uma nova área de negócios na Zup

Vivenciando esse contexto e com grande interesse pela área de Growth Hacking o então diretor de marketing, Caio Jardim, se inscreveu no Bootcamp da Tera, com o objetivo inicial de implementar técnicas de Growth dentro da Zup. Mas logo percebeu que todo o conteúdo do curso tem um Fit enorme com a necessidade do mercado e entendeu que poderia aplicar o conhecimento adquirido nos clientes da consultoria.

Foi assim que ele propôs criar uma nova linha de negócios, com um mix entre produtos e marketing. Um salto que fazia total sentido.

“Eu fui lá e entendi o conteúdo, já estudava sobre Growth Hacking e queria adquirir um nível de conhecimento mais profundo. No curso da Tera aprendi tudo que eu gostaria de aprender, continuei me aprofundando depois do processo, criei um framework, com um modelo de trabalho propositivo para aplicar dentro do cliente.”

Caio idealizou esse novo modelo e saiu do Bootcamp com duas verticais: consultoria e operação de Growth Hacking, como uma nova área de consultoria na Zup, onde o time ajuda o cliente a incrementar a metodologia mais voltada para dados.

A nova frente de produto para clientes da Zup, focada em Growth Marketing é sustentada em três pilares:

  • Entrega para o cliente com nível alto de qualidade e resultados visivelmente comprovados;
  • Posicionamento de Growth Hacking como referência nos mercados de consultoria em tecnologia, marketing e publicidade;
  • Cultura de teste de hipótese e experimentação a nível de desenvolvimento e tecnologia, implementada dentro do negócio e para os clientes ZUP.

Para viabilizar o projeto, Caio foi buscar pessoas qualificadas, que soubessem como fazer acontecer. Primeiro trouxe um amigo do Bootcamp de Growth, Vinícius Souza, que já tinha experiência do mercado, mais o conhecimento que a Tera tinha colocado, o que deu a necessária confiança de que a pessoa poderia efetivamente contribuir com o time. Inclusive, depois de entender o contexto e conteúdo dos Bootcamps, Caio contratou seis pessoas da comunidade de alunos, sabendo que poderia contar com a Tera como potencializador de profissionais preparados para esse novo desafio.

A operacionalização para o primeiro cliente exigia estruturar melhor o time e assim cresceu para uma equipe de cinco pessoas com profissionais de Growth Hacking, Data Science, UX, Performance e Desenvolvimento. Todos atuando em conjunto para promover a experimentação e escalar, com um processo contínuo de resolver um desafio com Growth Hacking e criar caminhos que geram soluções.

quatro alunos sentados em volta de uma mesa mexendo em um papel em branco

Hoje esse Squad pode trabalhar ou não em parceria com o time do cliente, transferindo conhecimento para que consigam aplicar e escalar. Os resultados para os clientes podem passar da centena de milhares de usuários ativos em uma plataforma com um processo de melhoria no roadmap de produto e desenvolvimento levando em consideração os dados.

Profundidade de Conteúdo e mudança de Mindset

Caio considera que o Bootcamp da Tera tem dois grandes diferenciais: profundidade de conteúdo e mudança de mindset. Ele ressalta que os conteúdos são estruturados para que o aluno consiga manter uma cadência de estudos e consiga garantir que está fazendo a coisa certa, do jeito certo, no momento certo. Ele também ressalta a convivência com os experts que têm uma experiência forte de mercado em empresas que são referência:

“ Isso tem um valor inestimável, porque você aprende com quem está executando e fazendo aquilo no dia a dia e um dos grandes valores que isso traz é saber de fato onde você pode ter ganhos e onde você vai ter os problemas. Não é olhar só o copo meio cheio, mas saber onde estão as pedras do caminho e onde estão os espinhos. Porque o processo hoje nunca vai ser linear, ele vai ter sempre altos e baixos e a Tera traz esse senso de realidade, tanto do ponto de vista do mindset como do conteúdo. Quem não vive o problema não está trabalhando.”

Caio avalia que depois do Bootcamp passou a enxergar outra realidade dentro da empresa, que não conseguia ver antes, e como as pessoas têm que se adaptar a esse contexto: “a mudança de mindset é resultado do conhecimento que leva a um novo patamar, com um conteúdo que ajuda a saber onde você pode ter ganhos e onde estão os problemas”.

O networking com pessoas diversas foi outro fator relevante destacado por Caio, que participou primeiro do Bootcamp de Growth Marketing e depois cursou o de UX: “no primeiro curso as pessoas não eram tão diversas, mas no segundo curso tinha engenheiros, advogados, profissões diferentes em cargos e posições muito distantes e foi muito interessante ver a disparidade entre as pessoas e como colaborar e desenvolver a empatia para entender os diferentes pontos de vista.”

Pessoas mais qualificadas são decisivas para os resultados

Com um grupo grande de pessoas sendo qualificadas ou já qualificadas pela Tera, é possível avaliar como o conhecimento adquirido está sendo decisivo para os resultados da ZUP e para os seus clientes. Para Caio, um dos pontos iniciais é que aumenta o nível de confiança das pessoas:

“Quem faz o curso se sente confiante suficiente para falar sobre o assunto, com um nível de destreza alto. Do ponto de vista de discussão o nível da discussão elevou-se muito. Do ponto de vista de resultado a gente enxerga que através dos conhecimentos gerados pelo Bootcamp estamos conseguindo aplicar algumas técnicas e ferramentas com base e com o padrão do nosso modelo de trabalho, conseguimos subir ainda mais o nível, trabalhando de maneira mais inteligente não só com afinco, ou seja, Smart work not hard work.”

O time agora trabalha de maneira mais esperta e alcança um resultado muito melhor para o cliente, consegue ter mais qualidade em velocidade mais rápida e essa é uma das grandes propostas da Zup. Como a empresa ganha por hora de consultoria e as pessoas conseguem fazer o trabalho mais rápido, isso gera economia para o cliente. O resultado mais agilizado garante satisfação maior e obviamente perenidade com um trabalho de parceria mais longa.

Comprometimento, parceria e inovação são as três principais características da ZUP citadas pelo clientes em pesquisas. Eles enxergam a consultoria como parte do negócio deles, como amigos que podem implementar as inovações que eles querem fazer acontecer. Essas características ficam mais evidentes a cada dia agora que a Zup tem uma equipe mais preparada com os Bootcamps da Tera, um fator relevante considerando que o quadro de funcionários da empresa cresce muito rapidamente.

Em janeiro de 2018 a Zup tinha 450 pessoas, em dezembro quase dobrou para 800, com a perspectiva de chegar a 1200 este ano. Ao mesmo tempo precisa cada vez mais de pessoas mais qualificadas, o conhecimento precisa estar sempre sendo renovado, mantendo pessoas com alto nível de conhecimento. Pessoas que não só conseguem evoluir mas que podem gerar mudanças, entregar um trabalho melhor, mais ágil e mais qualificado.

“Se a gente não transformar nada não entregou o valor que poderia ou gostaria. A Zup tem uma propriedade de sempre tentar fazer o que faz sentido para o cliente, tem que de fato gerar uma transformação no cliente.”

Os resultados da ZUP com a nova área de Growth Hacking também são bem positivos, considerando que a iniciativa ainda é muito recente. O projeto de Growth Hacking começou no segundo semestre 2018, a primeira venda foi em uma semana no terceiro bimestre e desde o começo de 2019 já fizeram uma venda por mês, com um ciclo de vendas muito curto.

Ou seja, já conquistaram quatro clientes. Isso representa aproximadamente 1% da receita em menos de 6 meses e até o final do ano deve representar de 2 a 4% da receita. É um ganho importante. Com 15 profissionais diretamente ligados ao Growth Hacking a expectativa é ter pelo menos 25 a 30 no futuro.

A metodologia do Growth funciona muito bem em dois grandes extremos, segundo Caio vem observando no mercado:

  1.  Startup inovadora, com metodologias lean estilo Vale do Silício, que consegue testar muito rápido, fazer mudança rápidas, com uma comunicação baseada em dados em tempo real.
  2.  No outro extremo, estão as grandes corporações, empresas tradicionais mais lentas e burocráticas, que tem outro timing, o Growth é super importante porque é uma metodologia que consegue dar velocidade no processo de tomada de decisão em um processo paralelo ao processo de produção.

Essa é a proposta que a Zup oferece, agora com um time super qualificado em Growth Hacking para atender a forte demanda pela metodologia que é relativamente nova, mas vem apresentando resultados significativos. Para Caio não é só uma questão de prestar o serviço, mas de fomentar o mercado de Growth e o modelo de trabalho.

Multiplicando resultados: como a Zup passou por uma transformação

by Kaique Paes tempo de leitura: 7 min
0