ux-designer

Você deveria considerar a carreira de UX Designer

O designer de experiência do usuário é um cara realmente importante.

Views: 3292

Written by:

Se você é como a maioria das pessoas vivendo neste planeta terra, neste tempo e espaço, então você olha o seu celular em até 15 minutos depois de acordar.
Provavelmente, você vê as últimas mensagens no WhatsApp – aquelas que rolaram durante a madrugada, sabe? Talvez você também dê uma passada pelos e-mails, só pra matar a curiosidade. Quando vai pro trabalho, liga o carro e abre o Waze ou Google Maps, seus assistentes para escolher o melhor caminho — e a razão pela qual você não sabe o nome de nenhuma rua da sua cidade. Coloca um som no Spotify, aquela lista recomendada pra começar a semana. Aperta o play e relax. 

E por aí segue a vida. Mais conectada do que nunca, menos conectada do que ainda será. 

A maioria das nossas experiências são permeadas — ou intermediadas — por produtos digitais. E por trás de todo aplicativo ou site, existem pessoas incríveis que passam seus dias e noites sonhando e trabalhando para tornar sua vida mais conectada, prática, leve e divertida. Um destes seres de luz é o UX Designer.

Uma carreira em ascensão meteórica

Vivemos num mundo de abundância. Aplicativos, serviços, mensagens, mensagens, posts, fotos, videos. Milhares, milhões, bilhões. O resultado da abundância é interessante: todo produto ou serviço se tornou substituível.

Procure 2 minutos, você encontrará algo igual ou melhor, com preço igual ou menor. A única coisa que realmente salta aos olhos, quando colocados os players lado a lado, é a qualidade da experiência geral do cliente. Está vendo onde eu quero chegar? Sim, o designer de experiência do usuário é um cara realmente importante.

São criativxs, pragmáticxs, metódicxs, empáticxs. Passam seus dias e noites criando mapas de empatia, jornadas do usuário, personas, testes de usabilidade, protótipos, entrevistas com o consumidor. Entregam informação quente para a área de produto, marketing, vendas e negócios.

O Nielsen Norman Group recentemente publicou uma pesquisa com 963 profissionais de experiência do usuário e descobriu que o UX Design, como um plano de carreira, é um que traz altos níveis de satisfação, qualidade de vida e salário. 

Quanto ganha um UX Designer?

E eles merecem ser recompensados por isso, claro. A CNN prevê que este emprego cresça 18% nos próximos 10 anos, e quem se destaca como UX Designer é remunerado com salários que vão se R$5.000 a R$10.000,00 por mês, de acordo com a LoveMondays.

7 coisas que um UX Designer faz durante o dia

Coisa No 1: Conduz entrevistas com usuários para construção de personas, mapa da jornada, mapa de empatia, proposta de valor do produto, entre outras coisas.

Coisa No2: Analisa dados de uso do produto/serviço para entender pontos de tensão e oportunidades de melhoria na experiência do usuário.

Coisa No3: Organiza os dados numa apresentação incrível que comunique suas descobertas para os parceiros de labuta.

Coisa No4: Colabora com o povo do marketing, produto, vendas e negócios para construir a melhor experiência do cliente possível e imaginável, de ponta a ponta.

Coisa No5: Descobre magníficas novas oportunidades de negócios que podem mudar todo o jogo.

Coisa No6: Constrói protótipos de aplicativos mobile e desktop para testar e validar hipóteses.

Coisa No 7: Cola muitos post-its pelas paredes do escritório, com rabiscos incrivelmente fáceis de entender.

As oportunidades que a vida nos traz: seja um UX Designer

Não há “base tradicional” para os designers de experiência do usuário  — eles vêm de uma variedade de origens, e a capacidade de ter empatia, sintetizar e comunicar ideias, e compreender o comportamento humano são mais importantes do que a formação profissional. No AirBnB, por exemplo, a equipe de design tem ex-bailarinas, historiadores e matemáticos. 

Uma busca rápida no Linkedin mostra o calor dessa função que você está a um passo de aprender. Neste exato momento, são quase de 100 vagas abertas, em empresas legais, com salários legais.

Acho que você entendeu nosso ponto, né? Carreira legal, interessante, divertida, bem remunerada e em ascensão. E você pode aprender. Pronto pra dar esse passo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você deveria considerar a carreira de UX Designer

by tempo de leitura: 3 min
0