101576653-steve-jobs-illustration-1910x1000

Você sabe o que faz um Product Manager?

O mais célebre Product Manager da história foi Steve Jobs.

Views: 2368

Written by:

O mais célebre Product Manager da história foi Steve Jobs.

Na literatura, nas matérias e nos filmes, a figura de Jobs sempre aparece (ultra) focada em entregar o melhor produto, para o público certo, atendendo às premissas de negócio. Como sabemos, ele cruzou vários limites para que isso fosse possível.

gty_steve_jobs_ipod_nt_131004_33x16_1600

Ninguém pode ser Steve Jobs, mas você definitivamente pode ser um(a) Product Manager – e esta seria uma decisão sábia. O Product Manager é o profissional mais cobiçado por empresas digitais.

O que faz um Product Manager?

Vamos ficar com a definição de um respeitado Product Manager chamado John Elman, que passou por Twitter, Facebook & Linkedin e hoje faz parte da Greylock Partners, um dos principais fundos de investimento do Vale do Silício.

Ajudar seu time (e sua empresa) a entregar o produto certo para seus usuários.

Na prática, o Product Manager trabalha na intersecção de 3 áreas críticas de uma empresa digital: UX, Tecnologia e Negócios.

product-manager

Como você pode imaginar, este é um papel que reúne um grande conjunto de conhecimentos e habilidades, e tem responsabilidade enorme dentro de qualquer empresa. Em algumas empresas ele é conhecido como o “CEO do Produto”.

Na prática, um bom Product Manager passa seus dias navegando pelos seguintes desafios:

Priorizar os desafios e buscar solucionar o mais rápido possível aqueles que podem ajudar seu time a avançar de forma mais estruturada, rápida e eficiente.

O PM precisa garantir que seu time – em geral, composto por engenheiros, designers, data scientists e profissionais de marketing/ negócios – esteja planejando adequadamente as entregas, com clareza do objetivo e foco. E que todos estejam sempre alinhados quanto às decisões do produto, como elas conversam com os objetivos de negócio e por quais razões as coisas mudaram (porque elas sempre mudam).

Garantir as entregas do produto no melhor ritmo possível, equilibrando o fator tempo e qualidade.

No dia a dia, o Product Manager está sempre fazendo um trade off entre velocidade e qualidade da entrega. É responsabilidade dele saber quando um item do produto (como uma melhoria ou uma nova funcionalidade) está boa o bastante para ser entregue, e o que a equipe deve fazer na sequencia – ajustes, colheita de feedbacks do usuários, etc. Um bom PM sabe balancear estes dois fatores de forma magistral.

Entender profundamente a estratégia e os objetivos da empresa e como exatamente o seu time contribui para a visão de curto, médio e longo prazo do negócio.

Um produto só existe em função da estratégia da empresa, e um Product Manager deve saber exatamente como as métricas do produto contribuem para os objetivos do negócio. Ele deve ser capaz de alinhar a sua visão do produto com os objetivos macro da empresa, e comunicar isso claramente para todos os envolvidos.

Ajudar o time a ter certeza de que o produto entregue é o certo – para os usuários e para o negócio.

Não adianta entregar um produto que não atende às necessidades do usuários, porque isso vai refletir diretamente no desempenho de todo o negócio. Para garantir que o produto entregue é o certo, um Product Manager deve ser obcecado em compreender os problemas dos clientes, nos mínimos detalhes, e testar continuamente as hipóteses de proposta de valor antes e depois de lançar qualquer melhoria ou nova funcionalidade ao produto.

Quanto ganha um Product Manager?

O salário médio, de acordo com LoveMondays, fica próximo de R$10.000,00. E, aparentemente, as empresas simplesmente não estão conseguindo encontrar profissionais para ocupar esta vaga.

Não existem pré-requisitos para ser um Product Manager – você pode ter experiência em marketing, em design, em negócios ou tecnologia. Mais importante que conhecimento técnico, um Product Manager deve ser um bom líder, com capacidade de escutar os usuários, comunicar claramente sua visão para a empresa e garantir a motivação e senso de propósito do time.

O momento é bom para investir nesta carreira – se você sempre sonhou em ser o líder de produto, esta é sua chance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabe o que faz um Product Manager?

by tempo de leitura: 3 min
0