cena de aula bootcamp UX Design

Conheça a trajetória de Gabriel Macedo no nosso Bootcamp em UX Design

De trajetória multidisciplinar, Gabriel Macedo, Product Design na Inquesti, viu no UX Design o caminho que queria para sua carreira e procurou a Tera para te ajudar na sua trajetória

Views: 232

Written by:

Vindo de uma formação mais técnica, Gabriel Macedo se formou em Design de Produto e começou a ter contato com Design Gráfico ainda na faculdade. Depois de muitas indas e vindas nas duas áreas resolveu se focar em UI Design.

Trabalhando com Interfaces conheceu mais sobre UX Design, começou a estudar o tema e procurou a Tera para aprofundar seus conhecimentos e alavancar sua carreira.

“O Bootcamp me ajudou a ter uma confiança que antes eu não tinha. Agora entendo a necessidade de cada prática dentro de UX”

Conversamos com ele para saber como foi sua experiência, confira como foi a entrevista:

um homem e uma mulher escrevendo juntos em um papel

O que você fazia antes do Bootcamp? (profissional e educacional)

Antes de entrar na Tera eu já trabalhava com design. Minha trajetória na área começou em 2012 no IMT (instituto Mauá de Tecnologia). Fiquei por 6 anos passeando entre design de produto, minha formação, e design gráfico até começar a trabalhar com UI Design em 2016. Em 2017 conclui uma pós-graduação em design de negócios onde tive que modelar uma startup desde o zero, foi então que tive maior contato com a construção de experiências. Desde então venho estudando sobre interfaces e paralelamente sobre outras áreas que estão debaixo do guarda-chuva de UX.

O que te levou a fazer o Bootcamp da Tera?

Eu não tinha certeza de que o que estava fazendo estava, digamos, “correto”. Além disso, estava a procura de mais informações sobre UX em geral e isso foi o que me levou a encontrar a Tera.

Como você conheceu a Tera?

Meu primeiro contato foi através do LinkedIn em Janeiro de 2018. Desde aquele mês eu me apaixonei pela escola e pelo conteúdo abordado na grade do bootcamp. Passei alguns meses me preparando até que em Junho eu comecei o bootcamp.

Como e quando se interessou por UX?

No último ano da faculdade, em 2015, me deparei com o termo em algum artigo que estava lendo sobre design de serviços. A primeira vista o termo me pareceu um tanto nebuloso, não tinha ideia do que era ou de como era esse tal de UX. Apenas em 2016, quando comecei a trabalhar com interfaces, que comecei a ter maior contato com o termo, entender o que significa e o quão abrangente é o assunto.

O que fez você decidir vir para a Tera?

A Tera me pareceu interessante pois o curso é um pouco mais extenso, ter aulas com experts de algumas das startups e empresas maiores que acompanho também foi um grande incentivo. Acredito que os principais influenciadores foram os testemunhos de alunos de turmas anteriores, ter no currículo um curso de escola como a Tera seria incrível.

Como foi sua experiência na Tera ao longo do Bootcamp?

De uma forma geral foi muito novo pois tive contato com pessoas diferentes, startups que buscavam soluções de design, instrutores com uma bagagem excelente e que sempre deixavam aquela vontade de saber mais sobre cada tópico.

Quais transformações você teve ao longo da Jornada?

O bootcamp me deu maior autonomia e confiança nos projetos que construo no dia a dia. Além de compreender a importância de cada momento no processo de design e saber apresentar isso ao time que trabalha comigo, uma tarefa não muito fácil, devo dizer, pois sou o único designer da empresa. O aprendizado que objetivo através do bootcamp me incentivou a ser um evangelizador de UX dentro da empresa onde trabalho atualmente, e olhe só, tem funcionado.

Como você classifica e descreve o aprendizado que você teve na Tera?

Mesmo sendo pouquíssimo tempo, o curso consegue passar por todos os momentos não de maneira aprofundada mas muito bem direcionada. Sai do curso sabendo onde quero focar e o que mais devo estudar, isso pra mim é um ganho incrível.

quatro pessoas em volta de uma mesa de reunião conversando

Como foi conciliar sua vida com o Bootcamp?

Foram dois meses que mais pareceram dois minutos. Ter inúmeras tarefas para realizar durante o bootcamp e ao mesmo tempo dedicar tempo aos estudos dos materiais foi uma tarefa difícil. Vários momentos de preguiça, devo admitir, mas sempre lembrava que era um investimento em minha carreira.

Como sua vida mudou depois do Bootcamp?

Obtive novas responsabilidades onde trabalho ao mesmo tempo que uma certa responsabilidade de falar sobre UX com qualquer pessoa, literalmente qualquer pessoa, me dominou. Os efeitos ainda estão ecoando, recentemente um artigo que escrevi para o UX Collective, no Medium, foi utilizado como material pelo pessoal da Gama Academy. Motivo de alegria. Acredito que mudanças ainda estão por acontecer.

Você acha que a Tera te ajudou? Como?

O Bootcamp me ajudou a ter uma confiança que antes eu não tinha. Agora entendo a necessidade de cada prática dentro de UX, além de estar mais claro como aplicá-las e saber quais outcomes obter de cada um delas.

Quais são seus desafios atuais? Onde está trabalhando, o que está fazendo?

Atualmente o desafio é implementar a cultura de UX e fazer o time de design crescer na inQuesti – empresa de integrações e soluções para Business Intelligence-, onde estou atualmente. Um ganho é que hoje cada produto que é desenvolvido acaba passando por mim, alguns apenas com trabalhos de interface e outros desde a concepção do projeto. Além disso tenho assumido um papel relacionado à marca da empresa.

Como você avalia que a Tera te ajuda nesses desafios?

Principalmente com os contatos dos instrutores. Acabei me conectando com vários deles e tenho buscado apoio, tirado dúvidas e validado algumas coisas. Essa mentoria não tem preço.


Se você, assim como a Erika, quer se tornar UX Designer ou aprender as demandas de uma das áreas que mais crescem no mercado de tecnologia, conheça nosso Bootcamp em UX Design. Contamos com a versão intensiva e a versão semi-intensiva desenhadas de acordo com as demandas do mercado e em parceria com experts de grandes produtos digitais como NuBank, Visa e Youse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a trajetória de Gabriel Macedo no nosso Bootcamp em UX Design

by Kaique Paes tempo de leitura: 4 min
0