a-importancia-do-networking-durante-a-faculdade-copiar

6 dicas para montar seu portfólio e se tornar o Product Manager que sempre quis

Veja como criar um portfólio capaz de encantar recrutadores e garantir a vaga que você quer

Views: 1134

Written by:

Você quer se tornar um Product Manager e não sabe por onde começar? Nós sabemos que mudar o rumo da sua carreira é uma tarefa que exige muita atenção, planejamento e parece algo distante e complicado. Por isso, falamos com nossos experts e separamos seis dicas preciosas, baseadas na experiência de quem já passou pela mesma situação, que poderão te ajudar a conquistar a vaga que tanto deseja.

1. Encontre a vaga perfeita para você

Já ouviu falar que toda panela tem sua tampa? Com trabalho é o mesmo princípio, mas, por mais que pareça óbvio, não é. Empresas buscam pessoas que tenham afinidade com os seus propósitos.

Segundo o psicólogo Adrian Furnham [The Psychology of Behaviour at Work (A Psicologia do Comportamento no Trabalho)] o fit cultural é a congruência entre as normas e valores de uma organização com a de seus colaboradores. Isto é particularmente importante em carreiras digitais para garantir pessoas felizes, fazendo o que amam no ambiente de trabalho e entregando melhores resultados. E você, provavelmente, gostará de trabalhar assim, não é mesmo?

Portanto, procure na descrição da vaga que tipo de perfil eles desejam e busque identificar na comunicação da empresa para qual propósito eles trabalham e qual mindset e visão de futuro eles possuem.

Está é a hora de identificação: você deve trabalhar para algo que você acredita. Procure algo que seja sua cara.

2. Crie um portfólio incrível

Em um mercado novo – como é o de tecnologia no Brasil – é necessário aparecer. Ter um portfólio bem construído para  impressionar os recrutadores antes mesmo da entrevista é essencial.

Quando Tom Coterrill, recrutador norte americano, dá dicas de como criar um bom portfólio, ele sempre deixa claro a necessidade de produzir algo que apresente o melhor de você.

Foto de um portfólio virtual

Um recrutador demora seis segundos para avaliar se continua ou não vendo seu CV, então crie um PDF, um Site ou utilize uma destas plataformas para falar dos seus trabalhos. Se apresente para o mundo, conte sobre o que acredita e o que deseja construir.

Espelhe sua personalidade no seu portfólio. Inclua seu ponto de vista, fale sobre o trabalho, seus objetivos, sua visão sobre a indústria. Cite ou mostre talentos que extrapolam a função de Product Manager. Falar sobre sua trajetória é muito legal: conte por onde você passou, suas conquistas e seus desafios.

3. Peça ajuda e saiba falar de você

Saber como se apresentar em seu portfólio é um ótimo começo. Inicie inserindo projetos pessoais: exemplifique e traga referências sempre que possível. É hora de mostrar aquele blog de viagens ou o instagram de gastronomia que você mantém.

Dica importante: Não só coloque o link de direcionamento. Fale sobre a evolução da iniciativa e quais foram seus aprendizados. Procure identificar na sua trajetória pontos de contato com o descritivo da vaga para que fique claro como você pode agregar conhecimento à empresa que você está sendo selecionado.

foto de quatro portfólios virtuais

Lembra lá no começo, que falamos de dicas de quem já passou por isso? Em qualquer profissão, nutrir um bom networking é essencial: saiba como pedir ajuda a essas pessoas, principalmente para deixar seu portfólio mais atrativo.  

Quem já tem experiência na área sabe o que é preciso quando o assunto é impressionar. Na dúvida, analise o portfólio de outros profissionais da área e consulte sites de referências, como o TheMuse.com.  

4. Saiba usar seu Networking

Quem sabe criar e manter um networking sempre tem para onde recorrer quando precisa de algum favor, mentoria ou ajuda.

a-importancia-do-networking-durante-a-faculdade

Embora criar um networking dê realmente muito trabalho, principalmente para pessoas introvertidas, é necessário para entrar em uma área nova. Pedir indicações de vagas e/ou ajuda na construção de um portfólio para um desconhecido pode soar um pouco estranho, não é?

Se você não sabe por onde começar com essa construção ou não se sente confortável, estabeleça uma meta: vá, pelo menos uma vez por mês, a eventos – como o Product Camp; participe de comunidades – como o Meetup – e converse com pessoas da área. Garantimos que você verá um nítido crescimento.

5. Tente ser um Product Manager na sua empresa atual

Quando Janna Bastow, co-founder do ProPad – Software de Product Management – conseguiu seu primeiro emprego na área, trabalhava com suporte de clientes em uma empresa de software.

Três homens sentados em frente a um computador discutindo assuntos de trabalho

Com um olhar crítico, Janna notou que a empresa era extremamente bagunçada e começou a anotar, durante suas conversas com clientes, os defeitos e as falhas do produto. Tais anotações eram entregues para o time de desenvolvimento para correção do software.

Sua gerente logo notou seu potencial e a promoveu a Product Manager. O aprendizado é: se você tiver condições, aja como um(a) PM dentro da sua própria empresa.Sua dedicação será notada e isso irá retornar para você.

6. Faça cursos imersivos Project-based

A melhor forma de começar na área, sem ter experiência ou conhecimento específico, é se envolvendo em projetos do mercado. Isso lhe ajuda a conhecer as ferramentas usadas por PM’s e a aplicá-las em um projeto.

Uma aula da Tera com duas pessoas lendo uma folha de papel e discutindo um trabalho

Trabalhar em projetos reais é a melhor maneira de aprender, construir seu portfolio e de ter como mostrar futuramente as suas conquistas para empresas.

Agora é com você!!

Depois dessas dicas nada melhor do que colocar todas as dicas em prática, né?
Se você não souber por onde começar, a Tera oferece o bootcamp de Digital Product Leadership na versão semi-intensiva e intensiva. É um curso imersivo, conduzido por experts inseridos no mercado da área e que trabalham em empresas como NuBank, Elo7, iFood dentre outros. Ao longo do programa você viverá desafios reais de um(a) PM, problemas reais de empresas que trabalham com Produtos Digitais e irá aplicar todo o conhecimento em projetos reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 dicas para montar seu portfólio e se tornar o Product Manager que sempre quis

by Kaique Paes tempo de leitura: 4 min
0