Sundar Pichai: O CEO do Google começou a carreira na empresa como Product Manager

Como Amazon, Slack, Google e FB contratam Product Managers

Views: 662

Written by:

Tanto a formação quanto a contratação de PMs, os cobiçados Product Managers, não são nada convencionais. Um PM traz para a realidade novos produtos e funcionalidades que realmente beneficiam o usuário e fazem sentido como negócio. São gerentes de diversos produtos, sejam de infraestrutura de empresas, apps, soluções mobile ou o que surgir de novo.

PM’s devem ser generalistas, que, apesar de terem conhecimento técnico, podem passear por diversas áreas do conhecimento com facilidade. O lado Manager é fundamental e a liderança para guiar equipes multidisciplinares é um talento muito desejado. Sim, é um campo bem amplo e não há certo ou errado na sua formação. Há o que contribui e o que contribui ainda mais para o sucesso da carreira.

O que esperar de uma entrevista para Product Manager no Google?

Sundar Pichai: O CEO do Google começou a carreira na empresa como Product Manager

Sundar Pichai: O CEO do Google começou a carreira na empresa como Product Manager

Em empresas tradicionais, é difícil imaginar recrutadores orientando e ajudando candidatos a se prepararem da melhor forma para uma entrevista. Mas em um mundo não convencional, isso faz todo o sentido. Afinal, esses profissionais querem que o candidato e a pessoa que vai bater o martelo da contratação estejam em sintonia para tudo dar certo. Nesse sentido, vamos aproveitar o e-mail que o recrutador do Google enviou para um candidato a PM.

No documento, são levantados 5 pontos importantes:

1. Como você pensa o Product Design?

O Google (e quem faz acontecer nessa indústria) coloca o usuário em primeiro lugar. A experiência tem que ser a melhor, e para isso a preocupação com os detalhes é de grande importância. Então o recrutador irá querer saber a sua visão sobre os detalhes que fazem um produto ser especial. Como reduzir o tamanho de armazenamento do Gmail? Como melhorar o Google Maps? Se você for parte do time, qual seria a próxima “killer feature” do Google?

Ok. Um aspirante a Product Manager pensar nos produtos do Google para uma entrevista é razoavelmente óbvio. Mas a lista segue adiante.

2. Mostre seu poder de análise

Você deve ser fluente em números. Definir as métricas corretas para identificar tendências. Interpretar além de testes A/B, fazer SQL queries, rodar scripts para extrair dados valiosos. Para a entrevista, não seria nada estranho ser questionado quantos iPhones foram vendidos no último ano.

3. Por que um PM do Google?

Você deve mostrar que está alinhado com a cultura da empresa. Não é mais uma entrevista de emprego. É a chance de uma vida para se tornar tudo o que você pode ser na empresa dos seus sonhos.

4. O quanto você realmente sabe?

A questão técnica não poderia ficar de fora. Você vai trabalhar com pessoas talentosas. Para liderá-las, você precisa influenciar e ter credibilidade e saber realmente do que está falando. Prepare-se para explicar códigos e algoritmos. Na rodada final de entrevistas, um engenheiro sênior vai testar seus conhecimentos.

5. Vamos falar sobre estratégia

Lembre-se do lado dos negócios. O resultado final tem que ser viável e rentável. Estar ligado a movimentos do mercado e poder tomar decisões rápidas para o bem da empresa. Porque você precisa ter foco nos detalhes dos produtos e processos, mas nunca deixar de ver a “big picture”.

A sua postura na entrevista deve transmitir segurança, conhecimento e criatividade nesses cinco componentes. Essa ajuda que o recrutador do Google nos deu serve de checklist para qualquer emprego dos sonhos de um PM.

Perguntas da Amazon

Agora, veja como os tópicos apontados pelo Google batem com questões de entrevista na Amazon publicadas neste artigo do portal Product School.

Habilidade – “Como você conseguiria traduzir suas habilidades na Amazon?”

Liderança – “Como você conduz a liderança de uma equipe?”

Resolução de problemas – “Conte-me sobre um trabalho difícil de resolver que você já teve”

Tomada de decisão – “Conte-me sobre uma decisão impopular”

Inovação – “Conte-me sobre sua maior inovação”

Fracasso – O que você já aprendeu de um fracasso?

É preciso conhecer bem a empresa em que você vai fazer a entrevista, mostrar conhecimento técnico, liderança e criatividade.

“Impedimentos são construídos pela percepção das pessoas sobre o que é possível”

Essa frase é da Bo Ren, que foi uma das grandes PMs do Facebook. É preciso ter visão para questionar as normas e ir além. Na sua jornada pelo Facebook, Bo comprovou muitas vezes que os obstáculos são inspirações para novas soluções. Isso é uma lição para ser um PM bem sucedido, seja no Facebook, no Instagram ou onde você estiver.

bo Ren, ex-Product Manager no Facebook

bo Ren, ex-Product Manager no Facebook

O pensamento pode ser aplicado ao trabalho diário de um PM, e até à sua formação. Bo se tornou Product Manager no Facebook sem ter uma graduação em Ciência da Computação ou MBA. Ela construiu seu currículo de forma não convencional, com parte de faculdade de Direito, estudando ciência comportamental e dando a cara a bater em três startups que lhe ensinaram muito.

Em uma entrevista, ela conta que em momentos específicos precisou estudar a fundo questões técnicas para poder fazer as perguntas certas à equipe. Perguntas que a levaram a soluções em News Feed, Live Photos, Facebook Notes, entre muitas inovações.

“Quando eu estava no time da News Feed, trabalhar com as possibilidades de deep-linking do Android estava bem fora da minha zona de conforto. Foi um desafio compreender completamente, mas também me forçou a descobrir o quão técnica eu teria de ser como PM. O que eu precisava fazer para ajudar meu time em vez de mergulhar super fundo no código?”, ela conta. 

Em resumo, grandes empresas pedem conhecimento técnico, mas estão em busca de algo muito maior. A sua capacidade de se moldar às dificuldades e transformar fronteiras em novos campos de atuação.

Como eu consegui o emprego dos meus sonhos como Product Manager  na Slack

Isaiah Greene, PM no Slack

Isaiah Greene, PM no Slack

Isaiah Greene é Product Manager na Slack, uma das mais admiradas plataformas colaborativas. Ele começou sua carreira na Universidade da Pensylvania com graduação em Computer Science Engineering. Inicialmente ele queria desenvolver softwares e já começou em um programa de estágio no Google. Lá percebeu que adorava participar de discussões com PM’s e mais do que colocar a mão na massa, gostava da comunicação, da provocação e do esforço coletivo em trazer ao usuário facilidades e melhorias.

Como engenheiro, ele construiu coisas; já como PM, ele pensa no que construir, quando construir e o porquê de tudo aquilo. “Eu trabalho muito próximo dos engenheiros, mas também sou uma espécie de ‘ponte’ entre outros times, UX designers e PM’s”, ele conta. Ainda no Google, ele se tornou um Product Manager e quando percebeu que estava fazendo o que realmente amava, olhou no mercado qual empresa seria a ideal para ele, de acordo com suas preferências.

Isaiah estava (e ainda está) extremamente interessado em Machine Learning, isso guiou suas pesquisas e sua escolha de onde quer trabalhar – no Slack, isso envolve identificar os problemas certos, descobrir que tipo de recursos estão disponíveis para resolvê-los e atacar o problema por aquele ângulo.

Hora de mergulhar

Empresas inspiradoras contratam pessoas inspiradoras. Gente que sabe exatamente o que quer e mergulha fundo em áreas diferentes para conseguir concretizar seus planos. Essa combinação de habilidades em Negócios, Tecnologia e UX Design é o fio condutor do Bootcamp em Digital Product Leadership da Tera, liderado por alguns dos melhores PMs do Brasil, de empresas como EduK, Facebook, Nubank e VivaReal. Saiba mais neste link.

dpl-intensivo-banner-cta-blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Amazon, Slack, Google e FB contratam Product Managers

by Felipe Fabris tempo de leitura: 5 min
0