pessoa mexendo em um aplicativo de celular

Como brilhar em marketing num mundo digital?

É complexo e fascinante, mas muita gente desiste — essa é sua chance.

Views: 3455

AvatarWritten by:

O mundo do marketing digital é enorme. São dezenas de habilidades, conceitos e conhecimentos técnicos reunidos num só profissional. É fácil se sentir confuso e sobrecarregado, o que faz a maioria das pessoas nem começar— ou, se começam, desistem rápido demais. Então, como alavancar o marketing nestas condições? Leva tempo pra entender, é complexo, é operacional.

E é por isso que você tem tanta chance de brilhar.

Um mapa de skills para quem quer brilhar em marketing

Trabalho há 8 anos em marketing com foco especial em digital, e neste tempo tive total autonomia para testar vários canais de aquisição, formatos de conteúdo e alavancas de crescimento. Aprendo todos os dias, é aprendizado que não tem fim.

Percebi que não se aprende marketing sem colocar a mão na massa, e que nenhum curso pode ensinar tanto quanto o dia a dia.

Ainda assim, sentia falta de um plano mais estruturado para continuar meu caminho. Um dia, quando ainda estava na Endeavor Brasil, o mentor e investidor Edson Rigonatti me apresentou o “T-Shape Marketer”, uma espécie de mapa de conhecimentos e habilidades para alavancar o marketing criado por um cara super respeitado no Vale do Silício, que vale a pena conhecer, chamado Brian Balfour.

Desde então eu uso ele como meu guia para o aprendizado contínuo dentro do universo do marketing.

O segredo: abrangência x profundidade

Gráfico de habilidades de um profissional de marketing feito por Brian Balfour

T-Shape Marketer por Brian Balfour

São tantas as disciplinas que fazem parte do marketing que seria impossível ser especialista em todas. Por isso, o segredo é ter conhecimento abrangente, mesmo que superficial, no máximo possível de disciplinas; e mergulhar fundo, para se tornar especialista, em poucas.

A grande sacada do Brian ao desenvolver este modelo foi organizar os conhecimentos em camadas, que se combinam e se complementam.

Camada 1: Os conhecimentos base

Estes conhecimentos são como pilares que irão sustentar o seu caminho no mundo do marketing, mas não são utilizados apenas nesta área. Ou seja,estatística, programação, UX, web e mobile analytics, psicologia comportamental e branding/storytelling são conhecimentos que podem ser utilizados igualmente em outras áreas mas que, se combinados com conhecimentos específicos de marketing (camada 2), podem aumentar muito seus resultados.

A boa notícia é que você não precisa ser expert nenhum destes temas. O importante é você ter algum conhecimento e manter uma postura de curiosidade e de aprendizado contínuo. Você vai sentir que, aos poucos, aprender outros conceitos vai se tornando mais fácil, porque você já tem uma base de conhecimento relevante sobre a qual trabalhar.

Camada 2: Os fundamentos de marketing

A segunda camada de conhecimento se refere aos fundamentos de marketing, e são conhecimentos utilizados transversalmente, em quase todos os canais de comunicação e aquisição de usuários. São conhecimentos que você vai utilizar na sua rotina e que vão alavancar o marketing da sua empresa e a performance da sua equipe.

Quanto maior o seu domínio nestes fundamentos, maiores os seus poderes de execução e maior o seu valor como profissional de marketing. Eles ficam mais fortes se combinados com os conhecimentos base (camada 1).

Camada 3: A especialização em canais

Todo profissional de marketing deve ser especialista em pelo menos 2 canais, conhecê-los profundamente e saber como eles podem ser otimizados para aumentar o resultado. Além deles, é fundamental ter um bom conhecimento sobre os demais canais, mas num nível mais superficial.

Por exemplo, minha especialidade é marketing de conteúdo, e meu foco atual de especialização é viralidade. Tenho um bom conhecimento sobre todos os prós, contras e dinâmicas dos demais canais — mas não posso me considerar um especialista neles. Cada canal se transforma tão rápido com novas tecnologias que seria impossível acompanhar, por isso mantenho o foco do aprendizado contínuo naqueles que quero ser especialista.

Minha sugestão é você utilizar este mapa de skills para guiar seu estudo, suas buscas por livros, cursos e conteúdos sobre os temas. Quanto mais você conseguir empregar os conhecimentos que adquirir, mais rápido vai aprender. Quando você encontrar os canais que sente que tem maior aptidão, e que mais te dão prazer ao trabalhar, mergulhe fundo e execute o máximo possível de projetos utilizando estes canais.

Torne-se um especialista, mas não deixe de conhecer o todo.


Esta é sua hora, aproveite

Mulher mexendo no celular

Por fim, quero dizer o seguinte: 99% das pessoas que trabalham com marketing hoje não tem 20% dos conhecimentos que eu apresentei acima. Se tiver vontade de aprender e colocar a mão na massa você vai aumentar exponencialmente suas chances de sucesso e alavancar o marketing impulsionando sua empresa, seja como empreendedor ou dentro de uma empresa.

Lembre-se: a maioria das pessoas desiste rápido. Todo o grande desafio é uma grande oportunidade.

Se você quer brilhar em marketing, essa é sua hora.

A hora é agora!

Seja você parte da mudança positiva, conheça o Bootcamp em Digital Marketing & Growth da Tera, onde você poderá aprender mais sobre comunicação, psicologia comportamental, tecnologia, análise de dados e cultura de experimentos com experts do mercado enquanto trabalha em projetos reais.


Comments are closed.

Como brilhar em marketing num mundo digital?

by Claudio Yamaguchi tempo de leitura: 4 min
2