comoutador-top

12 ferramentas para começar o seu projeto

O foco é para quem está querendo começar um projeto digital. Vamos lá?

Views: 2444

Written by:

No finalzinho de 2014, escrevi um artigo falando sobre 20 ferramentas e recursos grátis para o seu projeto.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Novas ferramentas surgiram, conheci outros recursos interessantes e por isso resolvi trazer para vocês, um novo artigo. Este com ferramentas já conhecidas, mas também com algumas novidades. O foco é para quem está querendo começar um projeto digital. Vamos lá?

01 # Power Mockups

Antes de colocar o seu site ou aplicativo no ar, é necessário que você faça o “rascunho” dele. Para que você possa visualizar como será a estrutura, como ficarão dispostos os elementos gráficos e textuais. Para que assim você possa passar do papel para o digital.

Uma ferramenta ótima para a criação dos “rascunhos” ou dos mockups é o Power Mockups. Ele é um add-on para o Power Point. Sim, o mesmo Power Point que você monta suas apresentações. Com o Power Mockups é possível utilizar o PP para criar de forma fácil e intuitiva, uma vez que você já está habituado com a ferramenta.

Site / Ferramenta paga / Tem trial

02 # EpicPXLS

Começou a fazer o rascunho do seu site e não saiu nada? Normal, acontece com todo mundo. O EpicPXLS pode te dar uma forcinha. Além de ter vários exemplos de sites, apps, icons, designs de um modo geral para a sua inspiração, ele também traz alguns freebies para te auxiliar nessa construção de mockups.

Site / Ferramenta grátis

03 # Instapage

OK! Agora você já tem o rascunho de como você quer o seu site, está na hora de colocar ele no ar. Sabe programar? Não? Sem problemas, com o Instapage você conseguirá montar o seu site sem ter que programar uma linha de código. Baseado no esquema drag-and-drop, você monta uma página em poucos minutos. A ferramenta ainda conta com diversos templates para você usar como base.

Site / Ferramenta paga / Tem trial

04 # WordPress.org

Uma outra solução para a criação de sites, páginas online, é a utilização do WordPress. A solução ‘.org’ é a solução open-source e que você mesmo hospeda em seu servidor. Algumas vantagens do WordPress.org:

  • Diversos templates e plugins free;
  • Diversos templates e plugins pagos e específicos;
  • Quase 100% da plataforma é customizável;
  • Comunidade forte e engajada para resolução de problemas.

Diferente do Instapage, com o WordPress será necessário algumas linhas de códigos e um conhecimento básico em servidores (se bem que hoje em dia a maioria das hospedagens já trazem instaladores do WordPress por padrão). Além de páginas, o WordPress já oferece uma solução para blogs, então você terá tudo em uma única ferramenta.

Site / Ferramenta grátis

05 # Bootstrap

Bootstrap não é bem uma ferramenta, mas é fantástico ainda assim. O Bootstrap é um framework open-source para desenvolvimento front-end responsivo e clean de páginas. Começou com o Twitter disponibilizando o seu framework e a comunidade abraçou a causa pela facilidade de implementação. Ao invés de perder horas para criar um front-end de uma página e/ou um dashboard, por exemplo, você perde um pouco mais de minutos para adicionar os elementos.

Aqui será necessário um conhecimento bacana em HTML, CSS e um pouco de JavaScript. Se você tem um desenvolvedor em sua equipe, ele facilmente conseguirá utilizar e bem provável que gostará bastante do framework.

Site / Ferramenta grátis

06 # Google Fonts

Você já criou o mockup da sua página, já conseguiu colocar ela no ar, mas as fontes não parecem tão interessantes? Sem problemas, o Google irá te auxiliar. Uma das ferramentas mais bacanas dos últimos tempos (para mim) foi o lançamento do Google Fonts. É uma vasta biblioteca de fontes para você usar em seu site. Para quem curte tipografia, vai conseguir trazer muito desse olhar para as suas páginas.

Site / Ferramenta grátis

07 # Flat Icon

Site com fonte linda, mas com ícones horríveis? É, realmente não dará certo. Por isso o Flat Icon existe. Como uma biblioteca gigantesca de ícones disponíveis, você poderá utilizar tanto para web, quanto para a criação de peças gráficas. Praticamente todo o site está com licença em Creative Commons, então, dando os devidos créditos, você estará livre para usar lindos ícones para ilustrar melhor as suas ideias.

Site / Ferramenta grátis

08 # Google Analytics

Este já é um velho conhecido, mas sempre bom falar. Ainda mais que nestes últimos anos, onde o mercado inteiro só falou sobre dados e métricas. Então não perca tempo e utilize o Google Analytics para mensurar os seus resultados online. A parte legal é que neste meio tempo, muitos recursos foram aprimorados. A parte dos labs do Google agora te possibilitam testar recursos muito interessantes, como por exemplo, fazer um teste A/B em tempo real.

Site / Ferramenta grátis

09 # MailChimp

Falem o que quiser, mas eu ainda acredito que a informação mais importante para se ter de um visitante/cliente é o seu email. É com o email que você terá uma entrada autorizada para se comunicar com o visitante/cliente. Então recomendo fortemente a utilização do MailChimp para trabalhar com essa captação e gestão de base.

A parte legal do MailChimp, além dos diversos recursos que ele tem, é o fato de que até 2.000 emails em sua conta, você não paga nada. Ótimo para quem está começando e/ou está testando algumas possibilidades para trabalhar com email marketing.

Site / Ferramenta grátis até 2.000 emails

10 # SumoMe

De nada adianta você ter uma conta do MailChimp gratuita, se você não consegue captar os emails necessários. Para isso você pode utilizar o SumoMe. O Me é uma suite de ferramentas focadas na conversão de visitantes em leads. Você poderá criar widgets de captura em formatos de “bars”, “box scroll”, “widget” e várias outras opções.

Boa parte dos recursos são na faixa, mas para algumas customizações mais parrudas ou algumas informações que você queira captar a mais, aí será necessário contratar um plano pago deles. Mas para início de projeto, funciona super bem.

Site / Ferramenta freemium

11 # Unplash

“Quero imagens! Corte pra mim!”. Brincadeiras a parte, imagens são elementos muito importantes para a sua comunicação. Seja para ilustrar alguma mensagem em seu site, seja na hora de divulgar nas redes sociais. Mas imagens de qualidade grátis são difíceis. Normalmente recorremos para banco de imagens que nos cobram US$1 — US$5 por foto. Mas como eu sei que neste começo dinheiro é sempre bom economizar, recomendo a utilização do Unplash.

Ele compila diversas imagens em Creative Commons para a sua livre utilização (lembrando só de dar os devidas créditos). São imagens de alta qualidade e que fogem do padrão “coxinha” dos bancos de imagens tradicionais.

Site / Ferramenta grátis

12 # Pablo by Buffer

Seu site está pronto, agora é hora de começar a divulgar. Já é de conhecimento público que imagens viralizam muito nas redes sociais. Mas se você não tem conhecimento nenhum em utilizar o Photoshop e não sabe outra forma de criar imagens bonitas para ajudar na divulgação, utilize o Pablo.

Pablo é uma ferramenta criada pela Buffer (gerenciador de redes sociais) para facilitar nas criações de imagens a serem compartilhadas. Seu banco de imagem é vasto e com várias opções de templates já prontos.

Site / Ferramenta grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 ferramentas para começar o seu projeto

by Leandro Herrera tempo de leitura: 5 min
0